Nióbio
EUR
USD

0

por Bruno Rettore

Como causar a primeira impressão perfeita

Em 30 segundos! Nosso cérebro é programado para tomar decisões rapidamente e sustentar a decisão tomada como correta. É por isso que as primeiras impressões estão tão enraizadas nos nossos julgamentos. Veio de nossos ancestrais e foi primordial para a sobrevivência deles. Sabendo do impacto de uma boa primeira impressão, na próxima vez que você conhecer alguém, para causar impacto: tenha um aperto de mão confiante, olhe nos olhos, respeite o espaço pessoal do outro, evite sinais de nervosismo e esteja focado no momento presente.

Ninguém quer virar uma barrinha de proteína

Imagine 2 caçadores-coletores andando pelas planícies em busca de alimento. De repente uma silhueta se aproxima! Sabe o caçador cuja atenção não foi imediatamente pega? Pois é, ele não é nosso ancestral.

Voltamos no tempo porque as primeiras impressões são geradas pela parte mais primitiva do nosso cérebro. Curiosamente é também a parte mais ágil dele. Essa parte é conhecida como Cérebro Reptiliano, pois é onde promovemos reflexos simples (o que ocorre em répteis). É lá que estão nossos instintos e reflexos que foram fundamentais para a sobrevivência dos nossos ancestrais.

Nessa época, tínhamos frações de segundos para tomar atitudes que representavam vida ou morte. Para identificar se o que vinha adiante era animado ou inanimado, humano ou não, amigo ou ameaça. Em outras palavras, para decidir se "Corro, fico tranquilo ou luto?”. Se você demorasse para responder a essa pergunta, podia se tornar a barrinha de proteína de algum predador. Por isso, nosso cérebro se especializou em tomar decisões rapidamente. Avaliar as poucas variáveis que tínhamos em mãos e, inconscientemente, tomar a melhor decisão.

Hoje, mesmo em cenários mais tranquilos, ainda operamos com essa parte primitiva do cérebro. Quando conhecemos alguém, nossa pergunta instintiva é "Amigo ou Ameaça?". Em questão de frações de segundo, nosso cérebro começa a criar uma primeira impressão. Baseada em aparência e comportamento. Iniciando pelas características físicas: altura, tamanho, idade e gênero. Em seguida para o que está sendo dito e a maneira como está sendo dito.

Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!

A ironia dessa avaliação inicial que fazemos é que, por mais que ela tome segundos, ela pode durar por anos, por vários encontros.

E porque elas podem durar tanto tempo?

Por 2 motivos. Primeiro porque nosso cérebro é orgulhoso. Depois de fazer um julgamento sobre alguém, passamos o resto da nossa convivência tentando provar que estamos corretos. Tudo o que vemos e ouvimos é filtrado por meio dessa impressão inicial. O outro motivo é porque as primeiras impressões geralmente estão certas. Só estamos aqui hoje porque nossos antepassados criaram as primeiras impressões corretas ao longo de sua vida. Nós somos fruto de uma seleção de boas tomadas de decisão.

Claro, não é impossível mudar a primeira impressão que você causou, mas te garanto que vai dar muito trabalho. E vendo o impacto que a primeira impressão tem, não podemos deixá-la ao acaso. Precisamos tomar controle dela. Como dizia Marco Aurélio:

Se reina o acaso, que você ao menos não paute a sua vida por ele.

Então, como causo a primeira impressão perfeita?

Para isso, temos que entender uma regra de ouro: pessoas gostam de pessoas que são como elas. Durante nossa evolução, da qual nossos instintos atuais são extraídos, vivíamos em tribos. Saber reconhecer se alguém era da nossa tribo ou não tinham grandes implicações.

Quando conhecemos pessoas que são semelhantes a nos em termos de vestimenta, aparência, comportamento e fala, automaticamente assumimos que compartilham conosco origens sociais, nível de educação e até valores. Sentimos que são da nossa tribo.

De forma geral, a aparência costuma ser avaliada antes de comportamento e linguagem corporal. Isso acontece muito provavelmente porque as roupas podem ser vistas de mais longe e nos ajudam a determinar rapidamente se a outra pessoa é ou não da nossa tribo. A roupa virou, essencialmente, nosso traje tribal moderno.

Prova do efeito disso é como a American Express (empresa de finanças e cartão de crédito americana) se aproveitou em extrair a melhor primeira impressão de seus vendedores. Eles deram um salto nas vendas quando começaram a enviar seus vendedores para os campus de faculdades vestidos como estudantes universitários. Depois, ainda levaram isso a um outro nível. Eles não apenas os vestiam como estudantes, eles contratavam estudantes. E foi então que viram suas taxas de vendas dispararem.

Todavia, se misturar ou se destacar, depende dos seus objetivos. Se você quer fazer os outros se sentirem confortáveis, se adapte aos seus trajes tribais. Já se seu intuito for sobressair, observe a gama de opções para um determinado cenário e escolha a roupa de ponta. Há um motivo pelo qual a frase "Vista-se para impressionar" existe (dress to impress).

Veja como a importância da roupa é vital nos nosso relacionamento e conquistas no trabalho. Nesse sentido, sua maneira de vestir e aparência pessoal se estendem à qualidade do próprio produto (você!). Porém, sabendo que nem sempre temos o luxo de nos planejarmos com antecedência sobre qual roupa utilizar, vou te dar 5 dicas aplicáveis ao seu dia a dia, que te ajudarão a criar uma melhor primeira impressão!

5 dicas para melhorar sua primeira impressão

Muitos dizem que nossas roupas são as principais responsáveis por causar a primeira impressão, isso faz sentido quando nos damos conta de que 95% do nosso corpo está coberto por elas. De toda forma, basta falhar em um dos 5 pontos abaixo, que será suficiente para estragar toda a impressão que você quer causar.

1. Aperto de mão confiante

Quem nunca se deparou com alguém com a mão tão frouxa ao cumprimentar que nem podemos chamar aquilo de "aperto" de mão? Isso passa mensagens de vergonha e timidez. Pode definir a pessoa como ansiosa, desinteressante e até mesmo incompetente.

Próxima vez que for cumprimentar alguém, aperte firmemente (sem força suficiente para gerar incômodo) com uma duração de até 2 segundos. Mais que isso gera certa estranheza.

Aperto de mão - Primeira Impressão - Dicas da Nióbio

2. Olhe nos olhos

Contato visual tem uma influência enorme na maneira que encaramos uma pessoa. Às vezes pode ser fácil pra você olhar nos olhos enquanto ouve essa pessoa falando, mas quando chega sua vez, seu olhar desvia. Ou vice-versa. É importante manter os olhos relaxados, para não parecer intimidador, mas focado no olho e na pessoa com quem você está conversando e acabou de conhecer. Isso passa confiança, além de ser um comportamento que assimilamos ser de pessoas atenciosas e inteligentes.

Contato visual - Primeira Impressão - Dicas da Nióbio

3. Respeite o espaço pessoal do outro

Respeite o espaço pessoal do outro (não se aproxime demais, isso pode ser invasivo), mas também não se mantenha tão distante. Lembra dos nossos ancestrais? Quem invadia o seu espaço pessoal era tratado como uma possível ameaça.

Espaço pessoal - Primeira Impressão - Dicas da Nióbio

Cuidado para não ser invasivo. Prefira uma postura aberta, próxima, mas que respeito o espaço do outro.

4. Reduza sinais de nervosismo

Veja 2 sinais de nervosismo que devemos evitar:

1. Ficar concordando a todo instante enquanto o outro fala. Sons como "uh-huh", "ah, sim!", para reafirmar concordância são julgados como nervosismo. Substitua isso por apenas um aceno positivo com a cabeça.

2. Evite inquietação física. Ficar levantando e andando de um lado para o outro. Mexendo os dedos, mudando de posição, cruzando e descruzando as pernas. Até mesmo pegando algum item como uma caneta ou reorganizando coisas na mesa. Isso tudo só passa uma mensagem: "Oi, tudo bem? Prazer te conhecer. Sou uma pessoa ansiosa, olha como não tenho confiança. Fico batendo meu pé no chão".

5. Se concentre no outro e no momento presente

Por último, mas não menos importante, dedique-se em construir sua primeira impressão e a relação que com ela está nascendo. Não tem nada mais chato que cumprimentar e conhecer alguém que está digitando no celular e apenas pausa por alguns instantes pra te dar "oi" e já retorna ao telefone. Ou então, alguém que te pergunta algo, e enquanto você a responde, a pessoa começa a digitar no celular...

Lembre-se: você, eu, seus amigos, meus amigos, nossos parentes, pessoas que não conhecemos, todos nós desejamos a mesma coisa: ser importante. Então, próxima vez que conhecer alguém, dedique-se de maneira que ela se sinta importante para você. E, não alguém que possa ser facilmente substituído por uma notificação de celular.

Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.