Nióbio
EUR
USD

0

por Nióbio - Alfaiataria Digital

Veja como levar o estilo de Paul Newman para o seu dia a dia

30 segundos! Galã dos anos 1950 e referência em moda masculina, Paul Newman era adepto ao estilo clássico. Para incorporar esse visual em seu dia a dia, vale apostar em peças tradicionais e de tons neutros, como a camisa social branca, e coordená-las com elementos despojados. A calça de sarja, os sneakers e um bom óculos de sol aviador fazem parte do jogo.

Qualquer pessoa que gosta minimamente de cinema já assistiu a algum filme com Paul Newman. "Bem apessoado", ele foi um dos atores mais talentosos de Hollywood e não se contentou apenas com esse título. No decorrer dos anos, o homem que disputou a posição de galã absoluto das telas com Marlon Brando também foi filantropo, empresário, piloto de carros de corrida e um eterno apaixonado pela mesma mulher — Joanne Woodward.

Ou seja, não é nada fácil ser comparado a um ícone como esse. Mas, muito além das telonas, o americano ganhou a atenção dos rapazes que o admiravam. Na década de 1950, a sua figura magnética e elegante se transformou em uma referência de estilo para os homens que sonhavam em se vestir bem. Não só isso: aquelas pessoas também queriam carregar um pouco do estilo de vida e personalidade de uma das grandes estrelas da época.

Aliás, até hoje essa celebridade continua sendo referência para aqueles que se identificam com um visual sofisticado e bem alinhado. Por isso, vamos te contar um pouco sobre as características dessas produções, além de algumas dicas que te ajudarão a incorporá-las ao seu dia a dia. Curioso? Continue a leitura e descubra mais!

De volta às origens: quem foi Paul Newman

Antes de falar sobre o mestre do estilo clássico, que tal voltarmos algumas décadas para entender quem foi Paul Newman? Nascido na cidade de Cleveland, Ohio, em 1925, o jovem já cresceu sendo uma estrela.

No período de juventude, ele conquistou uma bolsa de estudos no Kenyon College — onde aflorou sua paixão pelo teatro. Em seguida, durante a trajetória universitária, começou a atuar em produções teatrais. O entusiasmo foi grande e, rapidamente, o aspirante a ator resolveu se dedicar à carreira artística em tempo integral, com apoio da família.

Então, em 1952, Paul Newman consegue um papel pequeno para participar de uma peça da Broadway. Não deu outra: dali em diante, o seu nome foi ganhando notoriedade até que ele entrou para o Actors Studio, em Nova Iorque. Foi lá que ele se uniu a outros ícones, como Marlon Brando e James Dean, enquanto realizava testes para os mais variados papéis.

O seu primeiro filme foi O Cálice Sagrado — um fracasso de bilheteria, mas que o ajudou a conseguir outras oportunidades. Porém, esse foi apenas o começo. Ao todo, ele atuou em mais de 65 filmes ao longo de 50 anos, como Gata em Teto de Zinco Quente, em que contracenou com Elizabeth Taylor.

Anti-heróis, figuras exóticas e outras extremamente trágicas fizeram parte de seu rol de personagens. Seja como for, o charme e carisma em todas as atuações era inegável — característica que o fez brilhar em cada produção, além de conquistar várias indicações e prêmios do Oscar.

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

Leve o estilo de Paul Newman para o seu armário

Enquanto os seus olhos azuis encantavam as mulheres, o estilo de Paul Newman chamava a atenção dos homens que buscam meios de transmitir mais personalidade em suas combinações.

No entanto, por que será que o seu visual chamou tanto a atenção do público? Simples: o galã de Hollywood sabia como combinar o básico do guarda-roupa com itens mais estilosos.

Isso podia ser visto, por exemplo, no uso de um clássico suéter em gola V com uma calça jeans despojada. Ou então, quando ele surgia vestindo camisetas de listras náuticas, mangas dobradas e calças do tipo chino.

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

Como resultado, era possível notar produções muito bem equilibradas, mas nem um pouco exageradas — o chamado visual preppy, conhecido popularmente como “mauricinho”.

Entre os itens que eram "figurinhas carimbadas" em suas aparições, podemos destacar as tradicionais camisas de botão, os mocassins e os ternos bem recortados de ombros evidentes.

Porém, existem outros elementos que merecem destaque. Aliás, são detalhes poderosos e responsáveis por fazer com que o seu visual seja lembrado — e copiado — até a atualidade. É o que te mostramos logo abaixo.

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

O passo a passo para fazer igual

Indo direto ao ponto: levar o estilo clássico de Paul Newman para o seu dia a dia é mais fácil do que você pode imaginar. Resumidamente, basta apostar em peças atemporais — mas, de qualidade —, uma paleta de cores certeira, acessórios curingas e alguns truques de moda que listamos aqui. Vamos lá?

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

Passo 1: Cores suaves

Uma das marcas registradas dos visuais de Paul Newman é a sua preferência por tonalidades discretas. Assim, em vez de utilizar trajes pautados por tons vibrantes e que se destacam de longe, a sugestão é recorrer ao básico: preto, branco, bege, cinza, azul-marinho e verde-musgo.

Mas, muita calma nessa hora! Isso não quer dizer que as suas produções devem ficar "sem graça" ou visualmente cansativas.

Em vez disso, invista em elementos de texturas diversificadas ou que carreguem variações de uma mesma cor. As camisetas listradas, casacos escuros de lã e calças de sarja claras são ótimas saídas.

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

Passo 2: Estética esportiva

Assim como James Dean, Paul Newman era apaixonado pelo visual esportivo. Amante dos esportes, ele gostava de refletir a sua paixão por carros utilizando roupas selecionadas a dedo.

Para fazer igual, você pode recorrer aos elementos que seguem essa proposta de um modo mais discreto. As jaquetas de nylon com modelagem bomber, os casacos jeans com gola de pelo, os moletons e as botas de couro e cano médio estão nessa lista.

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

Passo 3: Acessórios

Sem dúvida, Paul Newman foi um dos ícones de estilo masculino que mais aproveitou o poder dos acessórios. Em suas aparições, ele sempre estava utilizando gravatas slim, relógios com pulseira de couro e caixa cromada, pulseiras, anéis e correntes de ouro, assim como o bom e velho óculos de sol aviador.

A parte boa? Atualmente, todos esses artigos continuam em alta e podem ser usados tranquilamente no dia a dia. Seja flexível, evitando excessos e sempre escolhendo as peças de acordo com a ocasião.

Nos ambientes formais, use os acessórios de modo pontual, seguindo a máxima do "menos é mais". Em espaços informais, por sua vez, você pode ousar, criando um mix de pulseiras metálicas e até apostando em um relógio de formato maior.

Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

Checklist para um armário no estilo Paul Newman

  • Tenha as camisas de botão como suas melhores amigas. As versões brancas são excelentes, especialmente, se você dobrar as mangas longas. No verão, as clássicas polos não podem faltar;
  • Aposte em casacos pesados no inverno. Trench coats de lã batida, suéteres de tons sóbrios e jaquetas de couro se encaixam perfeitamente no estilo;
  • Invista em uma calça de qualidade. Esses modelos são versáteis e te acompanharão em diferentes produções. Se possível, considere fazer uma peça sob medida e valorizar os seus pontos positivos;
  • Casacos, blazers e jaquetas esportivas são ideais para deixar a produção mais autêntica. Se preferir, as opções em jeans também cumprem bem essa função;
  • Nos pés, uma bota de couro é a saída para te deixar mais estiloso. No escritório, não abra mão do sapato oxford. Durante as férias ou dias de descanso, os tênis com visual old school podem ser considerados sem medo;
  • Acessórios sempre. Só não deixe de observar a ocasião e alinhá-los conforme o momento.
Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio
Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio
Como ter o estilo do Paul Newman -  Dicas da Nióbio

E então, achou fácil levar um pouco do visual de Paul Newman para o seu dia a dia? Se quiser conferir outras dicas exclusivas, vá até o Instagram e curta a nossa página.

Você vai encontrar soluções bem bacanas para descomplicar as suas produções, ao mesmo tempo em que elas ficarão atualizadas e com "a sua cara".

Marina Martins - Dicas da Nióbio

Processing...

adicionado com sucesso.

adicionado com sucesso.